Ajuste do obturador em 1/100 ou 1/125 de segundo:
Sol claro ou nebuloso, sobre areia clara ou neve | f/16 |
Sol claro ou nebuloso, com sombras pronunciadas | f/11 |
Nublado fraco (sombras suaves) | f/8 |
Nublado claro (sem sombras) | f/5.6 |
Sombra ao descoberto ou nublado denso | f/4 |
Os filmes apresentam variações a regular, por isso é importante consultar a bula de cada filme.
Abertura do diafragma
Recapitulando: Para usar corretamente o diafragma, oriente-se pelos números "f": f/22, f/16, f/8, f/5.6, f/4, f/2.8, f/2 e f 1.4. O número f/22 representa a menor abertura e f/1.4, a maior abertura.
Os números "f" controlam a quantidade de luz que deve penetrar na câmera e são calculados de tal maneira que, ao mudar de um número "f" maior para o imediatamente inferior, você dobra a entrada de luz que passava pela abertura anterior.
Assim, pela abertura f/16 entra o dobro de luz que entraria por f/22; por f/5.6 penetra o dobro de luz que penetraria por f/8, e assim por sucessivamente. Da mesma forma, quando você muda a abertura de um número "f" menor para outro imediatamente superior, reduz pela metade a entrada de luz. Por exemplo: pela abertura f/2.0 entra a metade da luz que entraria por f/1.4; pela abertura f/11 entra a metade de luz que entraria por f/8.
Velocidade do obturador
Como já vimos, o obturador controla o tempo pelo qual a luz deve entrar na câmera para sensibilizar o filme. Essas velocidades são indicadas pelos números: 1, 2, 4, 8, 15, 30, 60, 125, 250, 500, 1000, ou mais, e pelas letras B e T. Quando você regula a velocidade no número 1, permite a entrada de luz durante um segundo. Os demais números representam frações de segundo e são calculados de maneira a reduzir o tempo de entrada de luz pela metade, toda vez que você mudar de um número para outro imediatamente superior.
É a combinação abertura do diafragma/velocidade do obturador que torna possível obter fotos nas mais diversas condições de iluminação.

Dessa maneira, os números 125, 250, 500, 1000, ou mais, representam as maiores velocidades, que devem ser usadas para assunto em movimento, ou seja, para paralisar o movimento do assunto.
Para usar baixas velocidades (30, 15 ou menos), deve-se colocar a câmera em um tripé ou em outro suporte firme para evitar que as fotos saiam tremidas ou borradas. As letras B e T são utilizadas para tempos de exposição maiores que um segundo. Assim, use a B mantendo o obturador pressionado durante o tempo que necessitar para a exposição; a letra T exige que se pressione o obturador para abrir e depois para fechar. No caso das letras B e T, a câmera também deve estar no tripé ou firmemente apoiada.
Trabalho realizado por:
Diana Martins nº8
Lucas Costa nº11
Sem comentários:
Enviar um comentário