Lentes convergentes (positivas) - Dirigem os raios de luz para um ponto central. Quanto mais espessa e curva for a superfície de uma lente, maior será a sua capacidade de desviar a luz. Isto é medido com a sua distância focal – a distância do centro da lente até o ponto no qual convergem os raios paralelos nela incidentes. Quanto menor for a distância focal da lente, mais desviada será a luz.
Lentes divergentes (negativas) - Desviam os raios de luz a partir de um ponto central para um ângulo mais aberto.
A objetiva é um acessório da câmara fotográfica e um dispositivo óptico composto de um conjunto de lentes utilizado no processo de focalização ou ajuste de foco da imagem a ser fotografada. A máquina é responsável pela angulação do enquadramento e pela qualidade óptica da imagem. A objetiva é a interface entre a imagem e o filme fotográfico e as suas características implicaram diretamente na qualidade da fotografia.
O conjunto de lentes componentes, resultará uma distância focal resultante, a qual será a distância focal da objetiva.
Ela é a parte mais importante de qualquer câmara. Para uma boa fotografia é indispensável uma boa objetiva. A sua qualidade é avaliada pela sua definição e nitidez. Embora uma objetiva seja de boa qualidade, pode não se prestar ao que se pretende realizar com ela.
A característica que mais distingue uma objetiva de outra é a distância focal - distância existente entre a objetiva e o plano de foco. Quando a objetiva está focada para o infinito (uma grande distância, da qual os raios de luz chegam na objetiva praticamente paralelos) é comum definir-se uma objetiva por sua distância focal ou por sua distância focal relativa (normal, curta e longa).
trabalho realizado por: Ana Catarina nº1
Cátia Moreira nº7
Sem comentários:
Enviar um comentário