Existem vários formatos de filmes, quase tantos como os formatos de câmaras fotográficas.
Assim, podemos considerar os seguintes formatos:
- 110- destinado a câmaras tipo pocket. Este filme vem acondicionado em cassete especial, de plástico. Não é possível rebobinar, mas a sua própria embalagem o dispensa;
- 126- destina-se a câmaras fotográficas quase em difuso. Do mesmo modo que o anterior, é acondicionado em cassete de plástico. Este filme também não pode ser rebobinado, pelas mesmas razões do formato 110;
- 135- é o mais, pois serve em todas as câmaras reflex 35 mm. O seu acondicionamento é feito em embalagens estanques de metal. Este filme é perfurado dos dois lados (oito perfurações de cada lado, por imagem). A grande vantagem deste tipo de filme é a sua comercialização em caixas com 5 e 30,5 metros. Desta forma, podemos preparar cassetes com 5, 10, 12 e 15 filmes, o que torna bastante acessivel;
- 120- Filme em rolo destinado a câmaras de médio formato. Esta pélicula dá negativas 4,5 x 6/6 x 6/6 x 7/6 x 9 , conforme a câmara;
- 9 x 12- filme em chapa (individual) para câmaras de grande formato.
A sua grande vantagem é a de, partindo de um negativo, podermos executar uma infinidade de provas e ampliaçoes.
Estrutura dos filmes
Um filme fotográfico é essencialmente composto por um suporte transparente de triacetato de celulose (por vezes poly-ester) sobre o qual é aplicada uma emulsão sensível à luz. Esta emulsão compreende uma ou várias camadas de gelatinaque têm, em suspensão, uma grande quantidade de cristais microscópicos de brometo de prata. Existem, ainda, outras substâncias, como, por exemplo, os sensibilizadores, que emprestam a cada tipo de filme as suas caracteristicas individuais.
Qualquer que seja o tipo de filme (preto, branco ou cor), negativo, positivi ou inversivel, caracteriza-se sempre pelos seguintes parâmetros:
- sensibilidade cromática;
- rapidez;
- granulação, resolução e contraste;
- poder resolvente... ou poder separador;
- acutância
Sensibilidade cromática
Um filme deve ser semsível a todas as "cores" do espectro visível, isto é, deve ser pancromático, quando se destina a fotografias do tipo corrente.
Para os trabalhos de microfilmagem, por exemplo, existem filmes especiais que não são sensiveis ao vermelho e ao amarelo-esverdeado. Por tal motivo, recebem o nome de ortocromáticos.
Rapidez
É a caracteristica mais importante de um filme e, por isso, é a primeira informação que se deve dar ao fotómentro.
Entre os numerosos sistemas que foram propostos para exprimir a rapidez de um filme, três estão em uso:
- sistema ASA (AMERICAN STANDARD ASSOCIATION) ;
- sistema DIN (DEUTSCHE INDUSTRIE NORM);
- sistema ISO (INDUSTRIAL SYSTEM ORGANIZATION)
Actualmente é utilizado o sistema ISO que é a aglutinação dos sistemas ASA e DIN.
Enquanto que no primeiro sistema existe uma progressão geométrica de razão "2", no segundo a progressão é aritmética.
Em ambos os casos, o primeiro termo é "1"
Exemplos:
- sistema ASA - 1,2,4,8,16,32,64,125 (128), 250, 500, 1000. Por razões práticas, foram arredondados os valores superiores a 64 ASA;
-sistema DIN - 1,3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33.
Classificação dos filmes a preto e branco
Os filmes a preto e branco podem classificar-se em quatro categorias:
FILMES LENTOS (de12 a 50 ISO)
Estes filmes têm alta definição e contraste bastante elevado. A partir de negativos com esta sensibilidade, podemos obter grandes ampliações sem problemas de grão. Esta classe de filmes é a ideal para o pequeno formato, caso não estejamos limitados por uma luz insuficiente, para trabalhar sem tripé.
FILMES DE RAPIDEZ MÉDIA (de 50 a 160 ISO)
Esta categoria é a mais utilizada. Os filmes, desde que sejam correctamente expostos e revelados, permitem obter ampliações de 30x40 de boa qualidade. A imagem é, no seu todo, agradável quer no contraste quer em detalhes.
FILMES RÁPIDAS (de 160 a 800 ISO)
Nestes filmes, a granulação é muito visivel quando se executam ampliações, e a definição é menor que nos anteriores. Recorremos muitas vezes a este tipo de filme quando as condições de luz não são as desejáveis.
FILMES ULTRA-RÁPIDOS (de 800 a 3200 ISO)
Devido à sua grande rapidez, estes filmes dão negativos de forte granulação, visível mesmo em ampliações de pequenas dimensões. Normalmente, são usados em condições de trabalho extremas, onde a luz é fraca.
Tipo de peliculas. |
Trabalho realizado por: Ana Raquel Nº4 e Mafalda Lopes Nº12
CEF FOTOGRAFIA
Sem comentários:
Enviar um comentário