Câmara escura é um tipo de aparelho óptico baseado no princípio de mesmo nome, o qual esteve na base da invenção da fotografia no início do século XIX. Ela consiste numa caixa (ou também sala) com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.
É possivel que se originou atraves de principios a partir do seculo V aC na China, e teve principios também vistos por Aristóteles na Grecia no seculo IV aC. Com a optica de Euclides pressupõe a câmara escura como uma demonstração de que a luz viaja em linha recta. A primeira câmara escura foi construida em meados do seculo VI, pelo Antêmio de Trales. No século XI, durante a Dinastia Song, foi usado para aplicar atributos geométricos e quantitativos.
Os Ingleses do seculo XIII fizeram uso de uma câmara escura para a observação segura de eclipse solar. Tais câmeras foram mais tarde adaptadas para criar as primeiras fotografias.
Algumas câmaras escuras foram construídas como atrações turísticas, embora poucas existam ainda hoje. Exemplos podem ser encontrados em Grahamstown na África do Sul, Bristol na Inglaterra, Kirriemuir, Dumfries e Edinburgh, Escócia, Santa Monica e São Francisco, Califórnia. Existe uma grande e bem montada câmera escura no Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro. Em Lisboa, no Castelo de São Jorge, existe uma câmara escura com periscópio gigante, através do qual é possível observar imagens da cidade em movimento.
Trabalho realizado por: Ana catarina Nº1 do cef de fotografia
Sem comentários:
Enviar um comentário