Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Zana Briski

Zana Briski é uma fotógrafa liderada por paixão e intuição. Ela passou os últimos oito anos em uma odisséia que começou em fotografar as mulheres de bordéis de Calcutá e levou a ensinar seus filhos a fotografia, uma história documentada em seu premiado com o Oscar de filme Nascidos em bordéis. Ela também fundou Crianças com câmeras, uma organização sem fins lucrativos que se esforça para transformar a vida de crianças marginalizadas através da aprendizagem da arte da fotografia.  
                                                                                 
Zana Briski começou a ter interesse em fotografia aos 10 anos. Depois de ganhar um mestrado na Universidade de Cambridge , estudou fotografia no International Center of Photography em Nova York . Em 1995, ela fez a sua primeira viagem à Índia, produzindo uma reportagem sobre mulheres. Em 1997, voltou à Índia e começou o seu projeto sobre as prostitutas de Calcutá distrito da luz vermelha, o que levou ao seu trabalho com os filhos de prostitutas.                                   
Zana Briski já ganhou inúmeros prémios e bolsas de estudo. Em 2000 para pesquisas e fotografias nos bordéis da Índia. O primeiro prémio em 1999, no World Press Photo foi a  fundação competição na categoria "Daily histórias de vida". Briski e co-diretor Ross Kauffman foram premiados com bolsas do Instituto Sundance, a Fundação Jerome, e do Estado de Nova York do Conselho para as Artes para Nascidos em bordéis. Nascidos em bordéis foi o vencedor do Melhor Documentário no 77 Prêmios da Academia em 2005. Briski é a fundadora da organização sem fins lucrativos Kids With Cameras.

          

Trabalho elaborado por: Andreia Ferreira nº5 cef de fotografia

Sem comentários:

Enviar um comentário